top of page

Meditar em Tempos de Pandemia (Artigo para o site Frederica.pt)

Antes de mais, quero começar por clarificar o que é meditar. No meu ponto de vista, é tudo aquilo que nos faz estar presentes no aqui e no agora, algo que vai muito além da meditação mais tradicional, podendo consistir na prática de atividades como dançar, pintar, desenhar, cantar, caminhar na Natureza, entre outras. Por isso, o importante não é o ato em si, mas sim o facto de nos permitirmos estar no momento presente.


Podemos escolher uma ou mais atividades que nos façam estar «acordados» e despertas no aqui e agora, que ativem o nosso coração e o nosso sorriso interior, tão importantes nestes momentos difíceis que estamos a atravessar. O nosso «coração energético», chakra do coração, está ligado à nossa glândula Timo, que tem extrema importância para o nosso sistema imunológico. Por isso, para compensar tudo o que está fora de si, tente alimentar o seu coração e o seu interior. Além de alimentar o seu corpo com alimentos e exercício, alimente o seu coração com o que a faz sentir bem.


São muitos os obstáculos que vamos criando à pratica da meditação, como o tempo, o dinheiro, a procrastinação, a falta de experiência ou mesmo o medo de iniciar a prática. Não será surpresa se lhe disser que estes são apenas pensamentos que vamos permitindo que entrem na nossa mente, até que um dia se tornarão mesmo a nossa realidade. Talvez o nosso maior obstáculo seja mesmo a procrastinação, apesar de continuarmos a pensar que são os mesmos vilões de sempre: tempo e dinheiro. Na realidade, existem milhões de meditações online gratuitas, bem como apps que disponibilizam meditações com várias durações e para todos os níveis.


Esta época, em que nos é pedido que fiquemos em casa, é uma ótima altura para começarmos! Se o fizermos, conseguiremos alcançar, nem que seja por alguns minutos, paz, serenidade, harmonia e pacificação internas, tão importantes para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário. E acredite, bastam cinco minutos logo de manhã, ao acordar, para mudar o seu dia. Dúvidas? Experimente! Vai surpreender-se.



EXISTEM ALGUMAS DICAS QUE A PODEM AJUDAR A TORNAR A MEDITAÇÃO UMA PRÁTICA DIÁRIA NA SUA VIDA:

  • Medite logo ao acordar ou antes de dormir;

  • Crie um ambiente confortável para a prática da mesma. Por exemplo, coloque música suave;

  • Inicie a prática da meditação com respirações profundas e concentre-se apenas na respiração e no bater do coração;

  • Crie objetivos iniciais atingíveis, para não criar frustração;

  • Participe em aulas de grupo com um professor a orientar, pois facilita o processo. Existem aulas online às quais poderá recorrer nesta fase, no conforto do seu lar;

  • Utilize aplicações de telemóvel, que têm milhares de meditações e que também permitem colocar lembretes para meditar, até mesmo criar a sua própria rotina. Apps como a Insight Timer ou a Calm podem ser muito úteis.



ALGUNS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO:

  • Viver no momento presente;

  • Desenvolver atitudes construtivas e tornar-se mais feliz;

  • Adotar formas mais positivas de pensar e de se comportar;

  • Tornar-se mais calma e confiante;

  • Libertar-se de pensamentos inúteis e de padrões de pensamento negativo;

  • Utilizar a meditação para ultrapassar situações de stress, raiva, ansiedade e depressão;

  • Trazer mudanças positivas aos seus relacionamentos;

  • Atingir um novo patamar de autoconhecimento e de compreensão.


Mas talvez o mais importante seja mesmo aproveitar esta fase para saber esperar, dando espaço e tempo para que o seu corpo, mente e emoções se adaptem a esta nova realidade, permitindo que os benefícios se vão manifestando na sua vida, sendo a meditação uma âncora em toda esta fase.


Com Amor,

Sofia

bottom of page